quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Oportunidade, cadê?


A palavra oportunidade vem martelando diariamente na minha cabeça. Por que as empresas não dão oportunidade para profissionais recém-formados ou sem muita experiência em determinada área de trabalho? Me pergunto isso direto.


Toda vez que vejo um anúncio de emprego, vem lá “3 anos de experiência na área“. Vamos lá gente, estamos na era digital, mídia social, tudo muda a todo instante, então, para que profissional com tanto tempo de experiência? Pode ser que ele já esteja até desatualizado do jeito que tudo anda hoje.

Os empresários deveriam dar mais oportunidades para os jovens profissionais se inserirem no mercado de trabalho. Precisamos renovar, colocar sangue novo.

Força de vontade em aprender pode contar muito mais que anos e anos de experiência. Como podemos exigir tanto das pessoas se elas não tem a oportunidade de mostrar para o mundo seu trabalho e a sua vontade em aprender cada dia mais?

Infelizmente, não vivemos em um país com tantas oportunidades assim, se hoje você não tem um bom “QI” (quem indica), você não consegue um bom emprego ou “descola” uma ótima entrevista de emprego.

Quando será que os jovens profissionais terão sua oportunidade no mercado de trabalho??

5 comentários:

  1. Isso eh verdade Cris, todos querem pessoas com experiência, mas poucos estão dispostos a abrir a porta para que tenhamos experiencia...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, isso é lamentável!!! Mas, estamos na luta pra tentar mudar!! ehhe

    ResponderExcluir
  3. Amada, muito forte seu texto. O tom de desabafo é o melhor. Estou contigo na opinião. A falta de oportunidade é intrigante. Beijao

    ResponderExcluir
  4. Crispis, Ja passei por isso, o que fiz foi me oferecer as empresas, mesmo sem retorno financeiro. Assim, voce ganha pontos porque os surpreende com sua postura determinada, e ainda possivelmente consegue a tao esperada oportunidade de trabalho. Se por um lado o processo de contrataçao é antiquado, cabe a nós, sangue novo, inovar, ate mesmo na hora de mostrar a nossa cara para as empresas. Enviar um CV e esperar retorno, já era. Se a oportunidade nao aparece, crie voce ela. É dificil, é custoso, mas é disso que a vida é feita: desafios.

    ResponderExcluir
  5. Ou é muito novo, ou é muito velho... Nunca sabemos, exatamente, o que uma empresa busca...

    www.identidadenoroeste.com

    ResponderExcluir